2012-12-05

WATSU


 
WATSU: TERAPIA AQUÁTICA
Aliviar o estresse, relaxar e alongar a musculatura é uma excelente opção depois de um dia de muito trabalho. Faça uma sessão de Watsu (terapia aquática) e sinta-se bem! 
    A palavra Watsu é o resultado da combinação de water (água) e de shiatsu (terapia oriental para o equilíbrio físico e energético do corpo).
 
    O Watsu é uma atividade irresistível, além de ser realizada na piscina, com a temperatura entre 34ºC e 36ºC, você não precisa mover um dedo, tudo acontece por conta do professor.
 
    Foi criado na década de 1980 pelo terapeuta norte-americano Harold Dull, mas a técnica só chegou no Brasil em 1997. Marcelo Roque, fisioterapeuta, professor de Watsu, Ioga e RPG, conta que a única função de uma pessoa na sessão de Watsu é relaxar. “Quem realiza todo o trabalho é o profissional. Iniciamos com o paciente em pé, com as costas na parede da piscina. Gradativamente é conduzido para um estado de relaxamento, em que o terapeuta o carrega no colo e faz todo o trabalho”, explica.
 
    O Watsu normalmente é realizado uma vez por semana, em sessões de uma hora. O terapeuta massageia pontos de tensão e os meridianos (pontos energéticos do corpo). Marcelo revela que a pessoa que faz Watsu não é a única beneficiada. O terapeuta também sente um bem-estar enorme no momento da sessão. A confiança é uma das bases da terapia, ser sustentado nos braços de alguém, é a prova disso. “Mas, com ajuda da água aquecida, da respiração, dos movimentos suaves de alongamento e desbloqueio dos pontos de tensão muscular, é possível chegar a um estado de relaxamento profundo”, explica a terapeuta holística, Neuza Mori Sério. “A integração com o profissional no momento da terapia é tão grande que você sente como se estivesse no útero materno. Por isso, não há necessidade de saber nadar, já que o professor oferece aconchego e apoio dentro da piscina. Além de uma massagem, o terapeuta também faz movimentos com o paciente na água”, diz Ursula Garthoff, professora de Watsu.
 
    De acordo Neuza Sério, o Watsu é uma técnica de relaxamento holística, pois o tratamento é realizado como um todo, trabalhando a parte física, mental, emocional e espiritual. Durante o tempo em que você fica na piscina o terapeuta vai massageando todo o corpo, além de realizar um alongamento. O próprio profissional estica os membros. A técnica é ideal para quem tem os seguintes problemas: Fibromialgia; Acidente Vascular Cerebral (AVC); Depressão; Estresse; Ansiedade; Síndrome do Pânico; Reumatismo; Artrite; Artrose; Insônia; e Enxaqueca (quando originada por tensão muscular e estresse).
 
    Quem deve procurar o Watsu? Não é preciso estar doente ou estressado para fazer uma sessão de Watsu. A técnica é indicada para pessoas de todas as idades. Gestantes só com autorização do médico responsável pelo pré-natal. Com o Watsu, você vivencia um momento de harmonização e meditação. A água quente faz com que a noção de limite e forma do corpo sejam alteradas, o que promove mais relaxamento.
 
 
 
    Confira o que o Watsu pode proporcionar:
·           Alivia tensões físicas e emocionais;
·          Melhora a flexibilidade e mobilidade articular;
·          Contribui para o aumento da circulação;
·          Reduz o estresse; e,
·          Melhora a qualidade do sono.
 
GOUVEA, Paula. Watsu: terapia aquática. Disponível em: <http://www.portaldafisioterapia.com.br/?pg=hidroterapia&id=888> Acesso em: 28/11/2012.
 
 
    Este vídeo foi retirado do You Tube: vale a pena assistir. É impressionante o poder de relaxamento do Watsu.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário