A palavra Pedagogia tem
origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé
(condução). No decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como
correlato da educação é a ciência do ensino. Entretanto, a prática educativa é
um fato social, cuja origem está ligada à da própria humanidade. A compreensão
do fenômeno educativo e sua intervenção intencional fez surgir um saber
específico que modernamente associa-se ao termo pedagogia. Assim, a
indissociabilidade entre a prática educativa e a sua teorização elevou o saber
pedagógico ao nível científico. Com este caráter, o pedagogo passa a ser, de
fato e de direito, investido de uma função reflexiva, investigativa e,
portanto, científica do processo educativo. Autoridade que não pode ser
delegada a outro profissional, pois o seu campo de estudos possui uma
identidade e uma problemática própria. A história levou séculos para conferir o
status de cientificidade à atividade dos pedagogos apesar de a problemática pedagógica
estar presente em todas as etapas históricas a partir da Antiguidade. O termo
pedagogo, como é patente, surgiu na Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo
significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz; era o
escravo que conduzia os meninos até o paedagogium . No entanto, o termo pedagogia,
designante de um fazer escravo na Hélade, somente generalizou-se na acepção de
elaboração consciente do processo educativo a partir do século XVIII, na Europa
Ocidental. Atualmente, denomina-se pedagogo o profissional cuja formação é a Pedagogia, que no Brasil
é uma graduação e que, por parte do MEC -
Ministério da Educação e Cultura, é um curso que cuida dos assuntos
relacionados à Educação por excelência, portanto se trata de uma Licenciatura, cuja grade horário-curricular atual estipulada
pelo MEC confere ao pedagogo, de uma só vez, as habilitações em educação
infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos, coordenação
educacional, gestão escolar, orientação pedagógica, pedagogia social e
supervisão educacional, sendo que o pedagogo também pode, em falta de
professores, lecionar as disciplinas que fazem parte do Ensino Fundamental e
Médio, além se dedicar à área técnica e científica da Educação, como por
exemplo, prestar assessoria educacional. Devido a sua abrangência, a Pedagogia
engloba diversas disciplinas, que podem ser reunidas em três grupos básicos:
disciplinas filosóficas, disciplinas científicas e disciplinas
técnico-pedagógicas.
O objeto de estudo do pedagogo
e da pedagogia é a EDUCAÇÃO, o Processo Ensino e Aprendizagem, a ação cultural
do educador em intervir e/ou de transmitir tecnicamente "o
conhecimento", de forma sedutora, significativa e em comunhão com a
realidade social, o perfil e a história de vida do educando, o conhecimento e a
informação e a dimensão cognitiva do educando ao perceber, aprender, apreender
e se apropriar de forma crítico-reflexiva do conhecimento e das informações
transmitidas pela percepção pessoal de observador ou de sujeito da intervenção
formativo-educativa da qual foi sujeito, a sua acomodação junto aos
conhecimentos anteriormente existentes e sua capacidade de aplicá-los à
realidade social vivido-compartilhada enquanto ser social e cidadão. Logo, o
sujeito da Pedagogia é o ser humano enquanto educando. O pedagogo não possui quanto ao seu objeto de estudo um conteúdo
intrinsecamente próprio, mas um domínio próprio (a educação), e um enfoque
próprio (o educacional), que lhe assegura seu caráter científico. Como todo
cientista da área sócio-humana, o pedagogo se apoia na reflexão e na prática
para conhecer o seu objeto de estudo e produzir algo novo na sistemática mesma
da Pedagogia. Tem ele como intuito primordial o refletir acerca dos fins
últimos do fenômeno educativo e fazer a análise objetiva das condições
existenciais e funcionais desse mesmo fenômeno. Apesar de o campo educativo ser
lato em sua abrangência, estritamente são as práticas escolares que constituem
seu enfoque principal no seu olhar epistêmico, embora a ação não escolar venha
ganhando, contemporaneamente, espaço significativo na ação e atuação do
pedagogo. O objeto de estudo do pedagogo compreende os processos formativos que
atuam por meio da comunicação e intercâmbio da experiência humana acumulada.
Estuda a educação como prática humana e social naquilo que modifica os
indivíduos e os grupos em seus estados físicos, mentais, espirituais e
culturais. Portanto, o pedagogo estuda o processo de transmissão do conteúdo da
mediação cultural (ensino) que se torna o patrimônio da humanidade e a
realização nos sujeitos da humanização plena e o processo pelo qual a
apropriação desse conteúdo ocorre (aprendizagem). No plano das ideias, o grego Platão (427-347 a.C.) foi de fato o primeiro pedagogo, não só
por ter concebido um sistema educacional para o seu tempo mas, principalmente,
por tê-lo integrado a uma dimensão ética e política. Para ele, o objeto da educação
era a formação do homem moral, vivendo em um Estado justo.
O curso de Pedagogia nasce
como bacharelado, na Faculdade Nacional de Filosofia na Universidade do Brasil,
numa “Seção de Pedagogia”, servindo de modelo para os cursos ofertados por
outras IES. O bacharelado em Pedagogia tinha a duração de três anos, com o
objetivo de formar “técnicos em educação”. Entre as reformas do regime militar,
a reordenação do ensino superior, decorrente da Lei 5.540/68, teve como
consequência a modificação do currículo do curso de Pedagogia, fracionando-o em
habilitações técnicas, para formação de especialistas, e orientando-o
tendencialmente não apenas para a formação do professor do curso normal, mas
também do professor de ensino infantil e fundamental em nível superior,
mediante o estudo da Metodologia e Prática de Ensino de 1° Grau. Hoje a duração
no Ensino Superior em Licenciatura Plena em Pedagogia é de 4 anos.
As transformações tecnológicas em aumento exponencial estão exigindo da Educação escolar a formulação de sucessivas e constantes
modificações nas propostas
pedagógicas vigentes, bem como dos métodos de
ensino.
O momento atual pode ser
considerado como um divisor de águas para os métodos de ensino, ultrapassando
os tradicionais
e consolidando os novos, que por sua vez precisam de constante desenvolvimento,
devida interação entre os educandos e o mundo,
que interferem no processo de aprendizagem.
Embora em muitas partes do mundo
ainda existam dificuldades no ensino e no partilhamento da informação, estas já estão sendo vencidas principalmente nos
grandes centros onde existem maiores condições de acesso à informação e à cultura escolarizada.
Ciências que dão suporte teórico:
Além da Pedagogia no âmbito
escolar, atualmente o papel do pedagogo envolve outros ambientes de educação
informal. Na realidade a pedagogia se divide contemporaneamente em dois ramos:
a PEDAGOGIA ESCOLAR e a PEDAGOGIA NÃO ESCOLAR.
A Pedagogia Escolar tem o
olhar para o processo formativo-educativo de ensino e aprendizagem nas
Instituição de Ensino Formal, as escolas, onde o processo ensino e aprendizagem
é curricular, ainda que complementado por atividades extracurriculares e
transversalidade de tema, voltado para a formação educativa do cidadão e do ser
humano produtivo ao mundo do trabalho.
A Pedagogia não escolar tem o
olhar para dois processos formativos-educativos de ensino e aprendizagem: a
educação referencial-afetiva que deve ser construída pela família, nop viés da
ancestralidade, da consaguineidade e/ou da afinidade parental, e onde o
pedagogo tem papel de assessoria, consultoria, atendimento clínico individual
ou em grupo, e onde as Escolas de País tem sido uma constante, na busca da
formação básica didático-pedagógica de pais e responsáveis para bem conduzir
suas funções educativo-formativas junto aos seus filhos ou pupilos; e também o
olhar para a socioeducação, que é a educação na comunidade, no
vivido-compartilhado, no dia-a-dia, na rotina, no cotidiano, no trabalho, nas
Organizações, nas relações religiosas, enfim na vida sócio-comunitária em geral
(excluída a família e a escola).
A Pedagogia empresarial se
ocupa de conhecimentos e competências necessárias à melhoria da produtividade.
As habilidades são na qualificação, requalificação e treinamento dentro da
empresa, nas atividades como coordenar equipe multidisciplinar, gerar mudanças
culturais e acompanhar o desempenho do funcionário.
O pedagogo social ou
socioeducador, que atua junto a organizações sociocomunitárias ou
socioassistenciais, tendo, inclusive, o pedagogo sido reconhecido como
Trabalhador da Assistência Social (S.U.A.S.) pelo CNAS - Conselho Nacional de
Assistência Social na área de gestão e operacional. O pedagogo social ou
socioeducador cuida da socialização do sujeito, em situações normalizadas ou
especiais. Implica o conhecimento e a ação sobre os seres humanos, em
atividades como crianças abandonadas, orientação profissional e atenção aos
direitos da terceira idade.
O pedagogo hospitalar atende às
necessidades educacionais de criança hospitalizada. Requer trabalho dos
processos afetivos de construção cognitiva. Envolve atividades como promover a
qualidade de vida de crianças hospitalizadas, propiciar uma rotina próxima ao
período antes da internação e acesso à educação.
O pedagogo multimeios, área em
franco crescimento e que requer o trabalho formativo-educativa de pessoas para
o ensino e aprendizagem da informática, das tecnologias, das mídias em geral.
O pedagogo cultural ou
arteeducador que oportuniza o acesso a educação em arte propiciando o
desenvolvimento do pensamento artístico e da percepção estética, que
caracterizam um modo próprio de ordenar e dar sentido à experiência humana,
levando o educando a protagonizar o desenvolvimento de sua sensibilidade,
percepção e imaginação, tanto ao realizar formas artísticas quanto na ação de
apreciar e conhecer as formas produzidas por ele e pelos colegas, pela natureza
e nas diferentes culturas.
Há ainda espaços não escolares
para a atuação profissional do pedagogo na área de educação para o trânsito,
para a saúde, ambiental ou para o meio-ambiente, educação fiscal, educação
civica e política, desportiva, para e pelo trabalho, etc.
PEDAGOGIA: vale a pena conhecer!
Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia>.
Acesso em: 14/12/2012.
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