2012-12-10

Grande Paulo Freire

Tenho uma admiração e carinho enorme pela obra de Paulo Freire, independente do que algumas pessoas pensam, acredito que Paulo Freire contribuiu imensamente para a nossa Educação. Espero que curtam a matéria...

Paulo Freire (Grande revolucionário da nossa Educação)

 
Biografia
     
    Paulo Régis Neves Freire nasceu em 19/09/1921 em Recife. Foi alfabetizado pela mãe, que o ensina a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família. Estudou Direito na Faculdade de Direito do Recife, casou-se com a professora primária Elza Maia Costa Oliveira e teve cinco filhos. Paulo Freire é um educador internacionalmente conhecido pelo seu método de alfabetização. Sua concepção pedagógica e seu grande desejo de transformação contribuem e permitem aos educadores uma reflexão maior sobre sua prática pedagógica atualmente. Em sua vida, trabalhou como professor em escolas e dirigiu o Departamento de Educação e Cultura do Sesi. Em 1964, foi convidado pelo presidente João Goulart para coordenar o Programa Nacional de Alfabetização. Já, em São Paulo, foi chamado pela prefeita Luiza Erundina para ser o Secretário Municipal da Educação. Depois disso, começou a assessorar projetos culturais na América Latina e África. Paulo Freire morreu de infarto, em 02/05/1997, na cidade de São Paulo.
Obras e Pensamentos
     
    Em suas ideias, defendia que a alfabetização de adultos deve estar diretamente relacionada ao cotidiano do trabalhador. Desta forma, o adulto deve conhecer sua realidade para poder inserir-se de forma crítica e atuante na vida social e política. Sua principal obra é Pedagogia do Oprimido, lançada em 1970, na qual está detalhado o método de alfabetização de adultos de Paulo Freire. Já sua última obra foi Educação e Atualidade Brasileira, em 2001. Seguem as obras abaixo:
- A propósito de uma administração. Recife: Imprensa Universitária, 1961.
- Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários – Revista de Cultura da Universidade do Recife. Número 4, 1963: 5-22.
- Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.
- Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1970.
- Educação e mudança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1979.
- A importância do ato de ler em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez Editora, 1982.
- A educação na cidade. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
- Pedagogia da esperança. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1992.
- Política e educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.
- Cartas a Cristina. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1974.
- À sombra desta mangueira. São Paulo: Editora Olho d’Água, 1995.
- Pedagogia da autonomia. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1997.
- Mudar é difícil, mas é possível (Palestra proferida no SESI de Pernambuco). Recife: CNI/SESI, 1997-b.
- Pedagogia da indignação. São Paulo: UNESP, 2000.
- Educação e atualidade brasileira. São Paulo: Cortez Editora, 2001.





Confira as Melhores Frases de Paulo Freire

- Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.
- A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.
- A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.
- A leitura do mundo precede a leitura da palavra.
- Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.






REFERÊNCIAS:
Disponível em: <http://www.not1.xpg.com.br/paulo-freire-vida-e-obra-metodo-alfabetizacao-frases-e-entrevista/> Acesso em: 26-11-2012.
Disponível em: <http://www.suapesquisa.com/paulofreire/> Acesso em: 28-11-2012.

Achei este vídeo na página: http://www.youtube.com/watch?v=EbnjKDeZW40. O mesmo foi postado pela Mônica Teixeira e nos trasmite dados do livro Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire); vale a pena assistir. Obrigada, Mônica, pela excelente postagem.
 
 
Já este, eu encontrei na página: http://www.youtube.com/watch?v=362hBVUqxkI. Foi publicado por profmachado; é muito interessante também. Assitam! Obrigada profmachado.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário