Postado por Pimentel
(02/05/2010, às19:00h)
Será que um blog possibilita estabelecer colaboração? Como o blog pode ser usado para apoiar dinâmicas educacionais? Estas foram algumas das questões da pesquisa de Aline de Miranda Marques, cuja dissertação intitulada "Estruturação do Discurso em Blog: uma Investigação em Dinâmicas de Aprendizagem Colaborativa baseada em Projeto" que foi defendida e aprovada no dia 28 de abril de 2010 no Programa de Pós-Graduação de Informática da UNIRIO.
Em blogs usados no contexto
jornalístico, os autores desejam que o blog tenha muita audiência e muitos
comentários, mas os autores acabam não respondendo aos comentários e não
estabelecem uma conversação efetiva com a audiência. Este fato coloca em dúvida
se o blog é um bom sistema para estabelecer a colaboração entre as pessoas. O
blog se caracteriza como sendo um veículo de comunicação, tal como a televisão
e o jornal, cujo objetivo é a comunicação por difusão de informações. Por outro
lado, a possibilidade de comentar uma postagem difere o sistema blog desses
outros veículos tradicionais de comunicação em massa que estabelecem apenas a
comunicação unidirecional sem a possibilidade de retorno da audiência. Outra
característica que também diferencia o blog é a possibilidade de estabelecer
redes sociais e comunidades através do inter-relacionamento entre os usuários
de blog através de mecanismos como "seguidores" e "blogroll".
A conclusão é que o blog tem potencial para estabelecer a colaboração, mas
depende da forma como é usado.
O uso do blog na educação pode
favorecer o diálogo, a discussão de ideias e opiniões, possibilitar o debate e
a troca de informações. A possibilidade do aluno expressar livremente suas
ideias através do blog, sem intermediações, divulgar seus interesses e suas
opiniões, construindo sua identidade, pode estimular a leitura e a escrita,
desenvolver a criatividade, a reflexão, a crítica, a autonomia, a capacidade
argumentativa. As práticas de leitura e escrita se tornam mais dinâmicas, interativas
e participativas.
Na educação, o blog é frequentemente usado para a divulgação de projetos educacionais, tanto de alunos como de professores. É um espaço onde podem ser arquivados artefatos produzidos durante uma disciplina ou um curso, construindo uma base de trabalhos para que os alunos possam refletir e discutir sobre o seu próprio trabalho e sobre o trabalho dos demais colegas. O blog promove uma maneira dos alunos continuarem a discussão fora da sala de aula, sendo um recurso que pode dar suporte a diversas estratégias e dinâmicas educacionais. O professor pode interagir com os alunos, e cada aluno pode interagir com os demais colegas, o que possibilita a aprendizagem colaborativa.
Na educação, o blog é frequentemente usado para a divulgação de projetos educacionais, tanto de alunos como de professores. É um espaço onde podem ser arquivados artefatos produzidos durante uma disciplina ou um curso, construindo uma base de trabalhos para que os alunos possam refletir e discutir sobre o seu próprio trabalho e sobre o trabalho dos demais colegas. O blog promove uma maneira dos alunos continuarem a discussão fora da sala de aula, sendo um recurso que pode dar suporte a diversas estratégias e dinâmicas educacionais. O professor pode interagir com os alunos, e cada aluno pode interagir com os demais colegas, o que possibilita a aprendizagem colaborativa.
A pesquisa de Aline de Miranda
Marques foi realizada neste contexto: o uso do blog para promover a
aprendizagem colaborativa baseada em projetos. O próximo passo da pesquisadora
será publicar um livro sobre "Blog na Educação" para divulgar o
trabalho que vem realizando. Estamos aguardando!
Disponível em: Informática na Educação / UNIRIO. Blog da Disciplina Informática na Educação do curso Licenciatura em
Pedagogia, modalidade a distância, UNIRIO/CEDERJ/UAB < http://infoeducunirio.blogspot.com.br/>.
Acesso em: 17/12/2012.

Nenhum comentário:
Postar um comentário