2012-12-17

Postado por Pimentel (02/05/2010, às19:00h)

    Será que um blog possibilita estabelecer colaboração? Como o blog pode ser usado para apoiar dinâmicas educacionais? Estas foram algumas das questões da pesquisa de Aline de Miranda Marques, cuja dissertação intitulada "Estruturação do Discurso em Blog: uma Investigação em Dinâmicas de Aprendizagem Colaborativa baseada em Projeto" que foi defendida e aprovada no dia 28 de abril de 2010 no Programa de Pós-Graduação de Informática da UNIRIO.

    Em blogs usados no contexto jornalístico, os autores desejam que o blog tenha muita audiência e muitos comentários, mas os autores acabam não respondendo aos comentários e não estabelecem uma conversação efetiva com a audiência. Este fato coloca em dúvida se o blog é um bom sistema para estabelecer a colaboração entre as pessoas. O blog se caracteriza como sendo um veículo de comunicação, tal como a televisão e o jornal, cujo objetivo é a comunicação por difusão de informações. Por outro lado, a possibilidade de comentar uma postagem difere o sistema blog desses outros veículos tradicionais de comunicação em massa que estabelecem apenas a comunicação unidirecional sem a possibilidade de retorno da audiência. Outra característica que também diferencia o blog é a possibilidade de estabelecer redes sociais e comunidades através do inter-relacionamento entre os usuários de blog através de mecanismos como "seguidores" e "blogroll". A conclusão é que o blog tem potencial para estabelecer a colaboração, mas depende da forma como é usado.

    O uso do blog na educação pode favorecer o diálogo, a discussão de ideias e opiniões, possibilitar o debate e a troca de informações. A possibilidade do aluno expressar livremente suas ideias através do blog, sem intermediações, divulgar seus interesses e suas opiniões, construindo sua identidade, pode estimular a leitura e a escrita, desenvolver a criatividade, a reflexão, a crítica, a autonomia, a capacidade argumentativa. As práticas de leitura e escrita se tornam mais dinâmicas, interativas e participativas.

    Na educação, o blog é frequentemente usado para a divulgação de projetos educacionais, tanto de alunos como de professores. É um espaço onde podem ser arquivados artefatos produzidos durante uma disciplina ou um curso, construindo uma base de trabalhos para que os alunos possam refletir e discutir sobre o seu próprio trabalho e sobre o trabalho dos demais colegas. O blog promove uma maneira dos alunos continuarem a discussão fora da sala de aula, sendo um recurso que pode dar suporte a diversas estratégias e dinâmicas educacionais. O professor pode interagir com os alunos, e cada aluno pode interagir com os demais colegas, o que possibilita a aprendizagem colaborativa.

    A pesquisa de Aline de Miranda Marques foi realizada neste contexto: o uso do blog para promover a aprendizagem colaborativa baseada em projetos. O próximo passo da pesquisadora será publicar um livro sobre "Blog na Educação" para divulgar o trabalho que vem realizando. Estamos aguardando!

Disponível em: Informática na Educação / UNIRIO. Blog da Disciplina Informática na Educação do curso Licenciatura em Pedagogia, modalidade a distância, UNIRIO/CEDERJ/UAB < http://infoeducunirio.blogspot.com.br/>. Acesso em: 17/12/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário