2012-11-12

Como superar o atraso no ensino


A GRANDE OPORTUNIDADE DE SUPERAR O ‘ATRASO’ NO ENSINO
 

 
    Atualmente vivemos imersos na sociedade do conhecimento, onde os processos de aquisição deste assumem um papel de destaque. Para tanto, a Informática apresenta importantes recursos para auxiliar o processo de mudança na escola, implicando em entender o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento, provocando um redimensionamento dos conceitos básicos e possibilitando a busca de compreensão de novas ideias.

    É de extrema importância que o educador esteja aberto à reflexão e à crítica no que diz respeito ao uso da tecnologia em sala de aula. O uso da Informática na Educação requer mais que bons projetos. Na verdade, a Informática propicia um ensino inovador que promove o encontro e a troca entre todos os envolvidos no processo de aprendizagem.

    O termo “Informática na Educação” segundo VALENTE, significa a inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de Educação. Para tanto, o professor da disciplina curricular deve ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alternar adequadamente atividades tradicionais a atividades que usem o computador. Esse uso pode ser feito para dar continuidade a informação para o aluno (instrucionista), para o aluno construir seu conhecimento (construtivista) e ainda para que o aluno possa interagir com outras pessoas e com isso, adquirir conhecimento (sócio-interacionista).

    Assim sendo, a simples presença da tecnologia não garante qualquer resultado em sala de aula. Para isso, é necessária uma proposta pedagógica que possa ser efetivamente aplicada. A utilização das tecnologias na sala de aula só auxiliará o desenvolvimento de uma Educação transformadora se for baseada em um conhecimento que permita ao professor interpretar, refletir e dominar criticamente a tecnologia (SAMPAIO, 1996).

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

RIBEIRO, Vera Lúcia. Informática na Educação: uso do computador como mediador no processo ensino-aprendizagem na educação. Disponível em: <http://verainfedu.wordpress.com/informatica> Acesso em: 08/11/2012.


VALENTE, José A. Informática na Educação: o computador axiliando o processo de mudança na escola. Disponível em: <http://www.nte-jgs.rct-sc.br/valente.htm> Acesso em: 08/11/2012.


SAMPAIO. Marisa Narcizo. A alfabetização tecnológica do professor: a busca de um conceito. 1996. 161f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, UFRJ, Rio de Janeiro. 1996.



    Olá, pessoal! Encontrei esse vídeo para complementar a notícia acima na página http://infeduc.wordpress.com/ após o texto Praticando Informática e Educação assinado por Ana Cecília Ramal, onde a mesma relata que retirou este pequeno vídeo do YouTube. Espero que gostem!

22 comentários:

  1. Bom dia Soraya,

    Achei muito interessante o seu Blog!

    Ludimila Conde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ludimila! Que bom que vc gostou... Volte outras vezes... Bjs.

      Excluir
  2. Bom dia, Soraya Afonso!

    Achei o seu blog de muito valor para nossa Educação.

    Até breve!

    Vânia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Vânia, boa tarde! Fico feliz em saber que para vc este blog teve valor... Até breve!

      Excluir
  3. Muito bom, Soraya!
    Se os professores estiverem instrumentalizados para fazer uso da Informática como ferramenta para alavancar a aprendizagem, esta será uma exxcelente aliada para potencializar o ensino. Mas, acho que ainda estamos um pouco afastadaos dessa realidade, já que nossas escolas ainda são carentes de outros recursos mais imediatos e a formação continuada neceessita habilitar e muito nossos profissionais.
    Formação é dispendioso e a remuneração desse profissionais não é suficiente.
    Seu blog está ótimo! Visitarei outras vezes.
    Rosinete

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rô! Obrigada por sua visita. Volte a visitar sim, postarei mais reportagens. Bjs.

      Excluir
  4. Acredito que seja dispendioso para um professor estar atualizado, mas seu conhecimento é sua ferramenta de trabalho e vivemos num mundo que está em constante mudança, com novas tecnologias inseridas em nossa vida. Assim, penso que estamos afastados dessa realidade na escola por muitos motivos, principalmente falta de interesse do governo, porém muitos educadores ficam estáticos e presos a metodologias tradicionais e sem conseguir perceber a utilidade da informática na Educação nos dias atuais.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fernanda! Obrigada por sua participação. Então, em partes concordo com vc, porém, há não só descomprometido por parte do governo e sim, por parte de uma grande maioria de professores. A tecnologia já foi moda, hoje, é uma necessidade. Não acredito que seja dispendioso para o professor. Veja nosso caso: estudamos numa Universidade pública, de respeito, não pagamos nada por estarmos nela e a cada dia nos tornamos profissionais altamente críticos e capacitados, além de antenados com o mundo. Falta mesmo um pouco mais de interesse por parte de nossa classe, como vc disse, muitos ficam estáticos e presos a metodologias tradicionais. Devemos mudar essa triste realidade para o bem dos nossos futuros alunos. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Soraya
    Sempre há tempo para recuperar o tempo perdido, principalmente quando nos referimos aos estudos.
    Com as novas tecnologias, principalmente a informática, os alunos podem interagir com um mundo de grande informações que contribuem para enriquecer o seu conhecimento e carregar consigo uma bagagem de cultura muito grande.
    Usando a informática como meio de cultura e conhecimento, com certeza, quem a utiliza para este fim, terá uma fonte inesgotável de informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Ridezi! Sempre há tempo para aqueles que querem buscar novas estratégias de ensino; e a Informática tá aí pra nos auxiliar. Bjs.

      Excluir
  7. Soraya, sabemos que o educador precisa estar aberto ao diálogo para que todos saiam ganhando. E isso não tem que ser um embate e sim reflexões críticas de uma proposta pedagógica que atenda a todos, principalmente o próprio educador, para que seu trabalho se estabeleça em um patamar de qualidade e excelência. Apesar de a tecnologia estar tão avançada, o que vemos é a recusa em utiliza-la por parte dos profissionais. Desse modo, o que fazer para vencer as barreiras ainda tão presentes nas escolas, sabedores de que somente a tecnologia não garante a sua utilização?

    ResponderExcluir
  8. Oi, Jú! Obrigada por seu comentário. Acredito que a escola, em nosso contexto social de hoje, apresenta-se bem diferente da escola de alguns anos atrás, mesmo com toda dificuldade. Muitas ferramentas têm sido inseridas como material didático-pedagógico e entre elas está o computador. O computador por si só, não contribui significativamente no processo de ensino-aprendizagem, isto é, ele não substitui o professor, porém, em se tratando de sistemas, o computador hoje desempenha muitas funções sociais. Não dá mais para imaginar como seria viver sem o uso desta máquina. E não poderia ser diferente com a escola. O uso do computador, mas precisamente da Internet, é imprescindível para a escola imersa nesse contexto social. Beijão.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Soraya!
    Primeiramente parabéns pelo seu blog: Muito Interessante, e pela iniciativa de continuar a desenvolver outras atividades.
    Para que o uso da informática seja favorável a educação, é necessário planejamento. Concordo com minha colega Fernada Alves quando ela menciona o descaso em parte do governo. Porém a educação é o resultado de ações integradas entre: escola, sociedade e família.
    Em relação ao seu Blog: Não fui eu quem estava com problemas para postar comentários: e sim a nossa colega Luana.
    Entretanto, adorei conhecer o seu blog! Vou voltar com certeza!
    Beijos, até a próxima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Michele! Boa tarde! Obrigada pela visita e desculpe-me pela confusão, porém, essa confusão deu bons frutos, pois vc visitou o meu blog e eu visitei o seu e com isso trocamos experiências. Viu como o computador contribui como forma de aprendizagem! Bjs. Volte sempre que quiser, será um prazer.

      Excluir
  10. Concordo que o uso das TICs aliado a uma proposta pedagógica adequada pode e deve gerar resultado no formato atual de ensino, que está mesmo precisando de renovação, porém estamos vivendo essa transição de um sistema antigo para uma revolução da informática no ensino, precisamos nos dedicar e nos preparar para não deixar essa ferramenta de lado e nem sobrecarregá-la, tendo em vista inúmeras atividades que ainda não estão preparadas, e talvez nunca estejam, para serem divulgadas por meio digital!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roberto! Obrigada pela participação. Concordo com suas palavras, para tudo temos exceções sem sombra de dúvidas. Devemos ter a tecnologia como nossa aliada, a fim de superar o atraso no ensino, porém, é claro, que devemos saber também convivê-la sem ela, mas se a temos, vamos explorá-la. Abraço.

      Excluir
  11. Boa Noite!!! Quero te dizer que seu blog ficou muito bonito e a sua pesquisa muito interessante.
    A tecnologia esta cada dia mais presente e indispensável em nossas vidas, e na educação não poderia ser diferente.Os educadores tem essa nova ferramente como auxiliar e como ferramenta de uma linguagem comum entre alunos/alunos e professores/alunos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Monique... bom dia! Que bom que vc gostou e que entendeu que meu objetivo foi este... mostrar que nós, como futuros (as) educadores, temos que aderir a essa nova ferramenta no intuito de facilitar e aprimorar nossas propostas pedagógicas. Beijão.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Soraya,

    Não tinha visto ainda o vídeo, e o mesmo é a cara do seu Blog!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ludy. Encontrei esse vídeo por um acaso na net, daí, tb achei a cara da notícia que publiquei em função da avaliação de Informática e resolvi inseri-lo no blog. Obrigada por ter voltado... bjs.

      Excluir