A GRANDE OPORTUNIDADE DE SUPERAR O ‘ATRASO’ NO ENSINO
Atualmente vivemos imersos na sociedade do
conhecimento, onde os processos de aquisição deste assumem um papel de
destaque. Para tanto, a Informática apresenta importantes recursos para
auxiliar o processo de mudança na escola, implicando em entender o computador
como uma nova maneira de representar o conhecimento, provocando um redimensionamento
dos conceitos básicos e possibilitando a busca de compreensão de novas ideias.
É de extrema importância que o educador
esteja aberto à reflexão e à crítica no que diz respeito ao uso da tecnologia
em sala de aula. O uso da Informática na Educação requer mais que bons
projetos. Na verdade, a Informática propicia um ensino inovador que promove o
encontro e a troca entre todos os envolvidos no processo de aprendizagem.
O termo “Informática na Educação” segundo
VALENTE, significa a inserção do computador no processo de aprendizagem dos
conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de Educação. Para
tanto, o professor da disciplina curricular deve ter conhecimento sobre os
potenciais educacionais do computador e ser capaz de alternar adequadamente
atividades tradicionais a atividades que usem o computador. Esse uso pode ser
feito para dar continuidade a informação para o aluno (instrucionista), para o
aluno construir seu conhecimento (construtivista) e ainda para que o aluno
possa interagir com outras pessoas e com isso, adquirir conhecimento
(sócio-interacionista).
Assim sendo, a simples presença da
tecnologia não garante qualquer resultado em sala de aula. Para isso, é
necessária uma proposta pedagógica que possa ser efetivamente aplicada. A utilização
das tecnologias na sala de aula só auxiliará o desenvolvimento de uma Educação
transformadora se for baseada em um conhecimento que permita ao professor
interpretar, refletir e dominar criticamente a tecnologia (SAMPAIO, 1996).
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS:
RIBEIRO,
Vera Lúcia. Informática na Educação: uso do computador como mediador no
processo ensino-aprendizagem na educação. Disponível em: <http://verainfedu.wordpress.com/informatica>
Acesso em: 08/11/2012.
VALENTE, José A. Informática na Educação: o computador axiliando o processo de mudança na escola. Disponível em: <http://www.nte-jgs.rct-sc.br/valente.htm> Acesso em: 08/11/2012.
SAMPAIO. Marisa Narcizo. A alfabetização tecnológica do professor: a busca de um conceito. 1996. 161f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação, UFRJ, Rio de Janeiro. 1996.
Bom dia Soraya,
ResponderExcluirAchei muito interessante o seu Blog!
Ludimila Conde.
Oi, Ludimila! Que bom que vc gostou... Volte outras vezes... Bjs.
ExcluirBom dia, Soraya Afonso!
ResponderExcluirAchei o seu blog de muito valor para nossa Educação.
Até breve!
Vânia.
Oi, Vânia, boa tarde! Fico feliz em saber que para vc este blog teve valor... Até breve!
ExcluirMuito bom, Soraya!
ResponderExcluirSe os professores estiverem instrumentalizados para fazer uso da Informática como ferramenta para alavancar a aprendizagem, esta será uma exxcelente aliada para potencializar o ensino. Mas, acho que ainda estamos um pouco afastadaos dessa realidade, já que nossas escolas ainda são carentes de outros recursos mais imediatos e a formação continuada neceessita habilitar e muito nossos profissionais.
Formação é dispendioso e a remuneração desse profissionais não é suficiente.
Seu blog está ótimo! Visitarei outras vezes.
Rosinete
Oi, Rô! Obrigada por sua visita. Volte a visitar sim, postarei mais reportagens. Bjs.
ExcluirAcredito que seja dispendioso para um professor estar atualizado, mas seu conhecimento é sua ferramenta de trabalho e vivemos num mundo que está em constante mudança, com novas tecnologias inseridas em nossa vida. Assim, penso que estamos afastados dessa realidade na escola por muitos motivos, principalmente falta de interesse do governo, porém muitos educadores ficam estáticos e presos a metodologias tradicionais e sem conseguir perceber a utilidade da informática na Educação nos dias atuais.
ResponderExcluirOi, Fernanda! Obrigada por sua participação. Então, em partes concordo com vc, porém, há não só descomprometido por parte do governo e sim, por parte de uma grande maioria de professores. A tecnologia já foi moda, hoje, é uma necessidade. Não acredito que seja dispendioso para o professor. Veja nosso caso: estudamos numa Universidade pública, de respeito, não pagamos nada por estarmos nela e a cada dia nos tornamos profissionais altamente críticos e capacitados, além de antenados com o mundo. Falta mesmo um pouco mais de interesse por parte de nossa classe, como vc disse, muitos ficam estáticos e presos a metodologias tradicionais. Devemos mudar essa triste realidade para o bem dos nossos futuros alunos. Bjs.
ResponderExcluirSoraya
ResponderExcluirSempre há tempo para recuperar o tempo perdido, principalmente quando nos referimos aos estudos.
Com as novas tecnologias, principalmente a informática, os alunos podem interagir com um mundo de grande informações que contribuem para enriquecer o seu conhecimento e carregar consigo uma bagagem de cultura muito grande.
Usando a informática como meio de cultura e conhecimento, com certeza, quem a utiliza para este fim, terá uma fonte inesgotável de informações.
Com certeza, Ridezi! Sempre há tempo para aqueles que querem buscar novas estratégias de ensino; e a Informática tá aí pra nos auxiliar. Bjs.
ExcluirTestando problema da colega
ResponderExcluirOk.
ExcluirSoraya, sabemos que o educador precisa estar aberto ao diálogo para que todos saiam ganhando. E isso não tem que ser um embate e sim reflexões críticas de uma proposta pedagógica que atenda a todos, principalmente o próprio educador, para que seu trabalho se estabeleça em um patamar de qualidade e excelência. Apesar de a tecnologia estar tão avançada, o que vemos é a recusa em utiliza-la por parte dos profissionais. Desse modo, o que fazer para vencer as barreiras ainda tão presentes nas escolas, sabedores de que somente a tecnologia não garante a sua utilização?
ResponderExcluirOi, Jú! Obrigada por seu comentário. Acredito que a escola, em nosso contexto social de hoje, apresenta-se bem diferente da escola de alguns anos atrás, mesmo com toda dificuldade. Muitas ferramentas têm sido inseridas como material didático-pedagógico e entre elas está o computador. O computador por si só, não contribui significativamente no processo de ensino-aprendizagem, isto é, ele não substitui o professor, porém, em se tratando de sistemas, o computador hoje desempenha muitas funções sociais. Não dá mais para imaginar como seria viver sem o uso desta máquina. E não poderia ser diferente com a escola. O uso do computador, mas precisamente da Internet, é imprescindível para a escola imersa nesse contexto social. Beijão.
ResponderExcluirBom dia Soraya!
ResponderExcluirPrimeiramente parabéns pelo seu blog: Muito Interessante, e pela iniciativa de continuar a desenvolver outras atividades.
Para que o uso da informática seja favorável a educação, é necessário planejamento. Concordo com minha colega Fernada Alves quando ela menciona o descaso em parte do governo. Porém a educação é o resultado de ações integradas entre: escola, sociedade e família.
Em relação ao seu Blog: Não fui eu quem estava com problemas para postar comentários: e sim a nossa colega Luana.
Entretanto, adorei conhecer o seu blog! Vou voltar com certeza!
Beijos, até a próxima.
Oi, Michele! Boa tarde! Obrigada pela visita e desculpe-me pela confusão, porém, essa confusão deu bons frutos, pois vc visitou o meu blog e eu visitei o seu e com isso trocamos experiências. Viu como o computador contribui como forma de aprendizagem! Bjs. Volte sempre que quiser, será um prazer.
ExcluirConcordo que o uso das TICs aliado a uma proposta pedagógica adequada pode e deve gerar resultado no formato atual de ensino, que está mesmo precisando de renovação, porém estamos vivendo essa transição de um sistema antigo para uma revolução da informática no ensino, precisamos nos dedicar e nos preparar para não deixar essa ferramenta de lado e nem sobrecarregá-la, tendo em vista inúmeras atividades que ainda não estão preparadas, e talvez nunca estejam, para serem divulgadas por meio digital!
ResponderExcluirOi, Roberto! Obrigada pela participação. Concordo com suas palavras, para tudo temos exceções sem sombra de dúvidas. Devemos ter a tecnologia como nossa aliada, a fim de superar o atraso no ensino, porém, é claro, que devemos saber também convivê-la sem ela, mas se a temos, vamos explorá-la. Abraço.
ExcluirBoa Noite!!! Quero te dizer que seu blog ficou muito bonito e a sua pesquisa muito interessante.
ResponderExcluirA tecnologia esta cada dia mais presente e indispensável em nossas vidas, e na educação não poderia ser diferente.Os educadores tem essa nova ferramente como auxiliar e como ferramenta de uma linguagem comum entre alunos/alunos e professores/alunos.
Oi, Monique... bom dia! Que bom que vc gostou e que entendeu que meu objetivo foi este... mostrar que nós, como futuros (as) educadores, temos que aderir a essa nova ferramenta no intuito de facilitar e aprimorar nossas propostas pedagógicas. Beijão.
ResponderExcluirBoa tarde Soraya,
ResponderExcluirNão tinha visto ainda o vídeo, e o mesmo é a cara do seu Blog!
Parabéns!
Obrigada, Ludy. Encontrei esse vídeo por um acaso na net, daí, tb achei a cara da notícia que publiquei em função da avaliação de Informática e resolvi inseri-lo no blog. Obrigada por ter voltado... bjs.
Excluir