2013-07-17

TENDINITE DE PUNHO

 

FONTE: Google Imagens

“Esse é um assunto de grande interesse para aqueles que trabalham com computador!”
    A tendinite de punho é um tipo de doença que vem ganhando cada vez mais importância e destaque nos últimos tempos por conta do aumento de casos que estão aparecendo e das inúmeras queixas ao tratar, principalmente, de pessoas que trabalham com computadores ou qualquer outra atividade que envolva a repetição de movimentos, por esta razão, as empresas estão orientando seus funcionários quanto à prevenção das lesões e inflamações na região do punho.

    Para compreendermos melhor, tendinite é o nome usado para especificar uma inflamação do tendão e também da bainha protetora do tendão, seja no punho (o qual estamos focando) ou em outras articulações. Os primeiros sinais e sintomas são vermelhidão, inchaço, diminuição de força no local afetado e dor, principalmente ao movimento, que se não tratar, pode evoluir para microlesões, macrolesões e a ruptura do tendão por completo. Está relacionada com as lesões por esforços repetitivos (LER) e também com as lesões por traumas cumulativos (LTC).
    O objetivo do tratamento para tendinite é principalmente reduzir a inflamação e aliviar a dor. Para tanto, o repouso ou a imobilização dos tendões afetados é útil para a recuperação. Pode-se conseguir isso, utilizando uma tala ou um suporte removível. A aplicação de calor ou frio na área afetada pode ajudar. Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como Aspirina e Ibuprofeno, também podem reduzir a dor e a inflamação. Injeções de esteroides na bainha do tendão podem ser muito úteis no controle da dor, permitindo a prática da Fisioterapia. Na Fisioterapia é possível trabalhar com recursos eletrofototermoterápicos, como crioterapia, ultrassom, TENS, corrente galvânica e recursos cinesiotarápicos como alongamentos e fortalecimento dos músculos da articulação comprometida. Raramente é necessária uma cirurgia para remover fisicamente o tecido inflamatório ao redor do tendão.
    Para prevenir a tendinite, evite movimentos repetitivos e cumulativos, mantenha todos os músculos fortes e flexíveis e aqueça-se fazendo movimentos em um ritmo lento antes de iniciar uma atividade rigorosa.
    Abaixo, existem alguns exercícios simples envolvendo alongamento e fortalecimento que podem ser feitos em qualquer lugar, basta um pouquinho de consciência.
Alongamento (antes de iniciar qualquer atividade)
FONTE: Google Imagens
  

Fortalecimento
FONTE: Google Imagens
 
Matéria publicada na Revista Interna GOVBR em FOCO (12-07-2013).

Nenhum comentário:

Postar um comentário